A ministra da Educação diz que os professores com problemas ligados à nova Tabela Salarial Única (TSU) devem procurar os gestores dos recursos humanos para a regularização da situação. Para já, Carmelita Namashulua apela aos professores para a calma.
Recentemente, professores da Cidade e Província de Maputo ameaçaram fazer uma greve, em protesto contra irregularidades na Tabela Salarial única.
Em resposta, a ministra da Educação afirma que cada professor deve procurar o gestor de recursos humanos do local em que trabalha para regularizar as suas inquietações.
“O que nós dizemos aos nossos colegas é que tenham calma. Nós estamos estruturados, ao nível dos nossos serviços distritais; temos gestores dos recursos humanos. Cada um de nós, verificando que há um problema com o seu salário, é livre de apresentar a sua preocupação ao gestor dos recursos humanos, com provas devidamente feitas. Existe uma equipa técnica a nível do Governo, que está a trabalhar no sentido de corrigir essas irregularidades”, explicou Carmelita Namashulua, ministra da Educação.
No que toca às matrículas para o ano lectivo de 2023, a governante respondeu que os processos estão a decorrer sem problemas.
“Ainda não foram relatados problemas referente às matrículas da primeira classe. Este ano, por exemplo, tivemos 91% de ingressos para o ensino público. Nós temos a certeza de que, no próximo ano, podemos ter maior número de crianças a matricular-se na primeira classe”, afirmou a ministra.
No entanto, Carmelita Namashulua disse que a Olimpíada Internacional de Matemática vai servir para incentivar os jovens a estudar e a investigar. “A olimpíada internacional vai incentivar os meninos ao estudo, à investigação e à colaboração, porque participaram vários meninos da CPLP, presencial e virtualmente, e os meninos de todo o nosso país juntaram-se, preparam-se em conjunto para participar em grupo e, por isso, congratulo os meninos, porque representaram muito bem o país”, esclareceu.
Os participantes que representavam o país na Olimpíada de Matemática conseguiram medalhas de bronze e de prata.
Namashulua falava em Maputo, aquando da 10ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.