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Professores graduados no distrito de Homoíne

Pouco mais de 140 professores foram graduados pelo Instituto de Formação de Professores de Homoíne, na província de Inhambane. Trata-se da quarta cerimónia do modelo de formação “décima classe mais três anos”. Na ocasião, o governo provincial exigiu uma educação de qualidade aos novos educadores.

São estudantes de diversos cantos da província e do país, que foram motivo de celebrações de festas, ao congregarem o governo provincial, estruturas do sector da educação, familiares e amigos, para testemunharem a sua confirmação, como professores que estiveram a ser moldados, por um período de três anos, no Instituto de Formação de Professores de Homoíne em Inhambane. As autoridades exigiram uma educação de qualidade aos novos profissionais e serem respostas para os vários desafios, em qualquer canto do país abstendo-se dos actos de corrupção.

Director Nacional de Alfabetização, Laurindo Marcelo Rafael Nhancune, disse que “essa cerimónia não é só marcante pelo número de professores que serão afectos às várias escolas no ensino primário, mas sobretudo pela qualidade e pela nova dinâmica que os recéns-graduados e futuros funcionários do Aparelho do Estado que irão imprimir na melhoria da cultura e ambientes escolares favoráveis”.

Por seu lado, Palmira Pinto, Directora Provincial Educação em Inhambane referiu que não gostaria de saber que há uma fila dos recéns-graduados a pedindo para não sair daquele distrito, porque disseram que estavam preparados para servir a qualquer canto do nosso país.

Entretanto, os graduados mostraram-se optimistas face as exigências do actual cenário, na aposta para uma educação de qualidade. Para o presente ciclo espera-se graduar, mais de 1.257 estudantes de vários Institutos espalhados por toda província de Inhambane.

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