Os produtores de castanha de caju de Sofala arrecadaram, este ano, cerca de quatrocentos milhões de meticais, resultantes da comercialização daquela cultura de rendimento, escreve a Rádio Moçambique (RM).
Para alcançar o montante, foram comercializadas na campanha recentemente terminada cerca de oito mil e trezentas toneladas de castanha de caju.
O delegado provincial do Instituto Nacional do Caju (INCAJU) em Sofala, Cifa Bernardo, citado pela RM, disse que como resultado da comercialização, os produtores adquiriram vários bens e a consequente melhoria das suas condições de vida.
Segundo Cifa Bernardo, para o sucesso da produção de castanha de caju na província, o sector que dirige tem estado a assistir os produtores, através da pulverização dos cajueiros, além de disseminar as novas técnicas de conservação.
A fonte apontou os distritos da Beira, Chibabava, Búzi, Nhamatanda e Caia, como os de maior potencial na produção de castanha de caju na província de Sofala.
A província de Sofala conta com cerca de dois mil produtores de castanha de caju e um parque de cerca de um milhão e trezentos mil cajueiros.