O País – A verdade como notícia

Processo de pagamento da dívida aos atletas “encalhado” nas finanças

O secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, diz que o pagamento dos prémios aos atletas nacionais está dependente da disponibilidade do valor nas finanças.

Ainda não há solução em relação ao assunto, apesar de em Fevereiro a Secretaria de Estado do Desporto (SED) ter prometido liquidar a dívida de 16 milhões de meticais, que se arrasta há sete anos, nos finais do mês passado. 

Tal não aconteceu, facto que levou a que os atletas se dirigissem, na semana passada, à SED para exigirem explicações sobre o andamento do processo. 

Reagindo ao assunto, Gilberto Mendes diz que o processo está nas mãos das finanças. “Quando as finanças tiverem resolvida a questão das primeiras tranches dos pagamentos, iremos chamar os primeiros atletas. Em princípio, vamos começar com os atletas de 2017 e depois vamos subindo, à medida que as tranches forem libertadas”, garantiu o governante. 

Questionado sobre o horizonte temporal em que a dívida começará a ser liquidada, Gilberto Mendes foi cauteloso na resposta. “Não posso dizer quando é que será, até porque agora surgiram cheias. Provavelmente as finanças tivessem planos de fazer os pagamentos tendo em conta uma determinada conjuntura e de repente surge uma outra”, explica Mendes.

Anotou ainda que no último encontro que manteve com os atletas “o teor da conversa era de que o país tinha muitos muitos desafios”, disse.

“Infelizmente temos os desafios da guerra e de outras calamidades de que não estávamos à espera”, conclui

A Secretaria de Estado do Estado do Desporto fez saber aos atletas que o “dossier” das dívidas passará a ser tratado com as respectivas federações, contrariamente ao que vinha acontecendo. Sobre o assunto, Gilberto Mendes diz que os atletas pertencem às federações, pois “são elas que nos trazem a documentação”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos