O País – A verdade como notícia

Primeiro-secretário de Estado negro dos EUA morre por complicações associadas à COVID-19

Foto: Notícias ao Minuto

Colin Powell, antigo líder militar e primeiro-secretário de Estado afro-americano nos Estados Unidos, morreu aos 84 anos, devido a complicações causadas pela COVID-19, segundo anunciou a imprensa internacional.

Num comunicado citado pela imprensa portuguesa, a família diz que o finado “estava completamente vacinado” e deixou um agradecimento aos profissionais de Saúde que o trataram no hospital militar Walter Reed, onde estava internado.

“Perdemos um marido, pai, avô e bisavô extraordinário e afectuoso e um grande americano”, sublinhou a família na nota.

Em vida, Powell trilhou uma carreira no exército norte-americano e depois na política, tornando-se no primeiro conselheiro de segurança nacional negro, no final da administração de Ronald Reagan, o primeiro e mais novo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas afro-americano, durante a administração de George Bush.

“Quando tomou posse como secretário de Estado de Bush, em 2001, tornou-se no afro-americano com cargo público mais importante no país até à data, em quarto lugar na linha de sucessão presidencial”, escreve o Notícias ao Minuto.

Durante o Governo do então presidente norte-americano George Bush, Colin Powell foi muito importante na luta contra o terrorismo, após os ataques de 11 de Setembro de 2001, tirando proveito do conhecimento adquirido em particular pela sua passagem como chefe do Estado-Maior Conjunto, aonde chegou em 1990.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos