O País – A verdade como notícia

Partidos políticos devem ser responsáveis para evitar conflitos eleitorais

O académico Jamisse Taimo diz que os partidos políticos devem ser mais responsáveis e evitar violência durante o período eleitoral. O antigo presidente da CNE diz ainda que se deve investir mais em campanhas de educação cívica para evitar conflitos.

O apelo foi lançado às formações políticas quando se caminha a passos largos para a campanha eleitoral para as autárquicas de 11 de Outubro.

Jamisse Taimo diz ser necessário reforçar a educação cívica eleitoral.

“Temos que partir do princípio de que o processo de eleições deve basear-se no respeito mútuo. Os partidos políticos devem ter a responsabilidade de que o país é de todos nós e, por isso, devemos chamar as pessoas para a paz”, disse Jamisse Taimo.
O antigo presidente da CNE defende ainda que se deve repensar o modelo de revisão das leis nas vésperas das eleições.
“Não faz sentido que todas as vezes que vamos às eleições, façamos revisão do pacote eleitoral. Ou seja, temos de consolidar as instituições, não só na questão das leis, mas também do recenseamento eleitoral, porque devemos sempre fazer recenseamento de raiz.”

O académico falava, esta quarta-feira, à margem do lançamento do livro “Eleições para a Paz ou para a Guerra”.
Escrito por 16 autores, o livro é uma reflexão sobre os conflitos eleitorais no país, desafios e democracia.
“Queremos, com esta reflexão, convidar os moçambicanos a pensar um pouco na qualidade das eleições, sobre o sentido que elas têm na democracia e como é que podem ser mais livres, justas e transparentes”, explicou Duarte Amaral, um dos escritores do livro.
A obra “Eleições para a Paz ou Guerra” tem 273 páginas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos