A primeira-Dama da República, Gueta Chapo, procedeu, hoje, com a entrega de uma residência a três crianças, uma delas deficiente, abandonadas pelos pais há um ano, na localidade de Mungoi, distrito de Mandlakazi, em Gaza. Gueta Chapo entregou ainda diversos materiais escolares a 50 alunos de uma escola local, além de apoio alimentar a uma família que vive em extrema pobreza, e aos idosos do centro de acolhimento à velhice.
A Primeira-Dama da República, Gueta Chapo, destacou, nesta quinta-feira, que a entrega da residência as três crianças, que vivem em situação de extrema pobreza, reflete o compromisso do seu gabinete em apoiar vários grupos vulneráveis à escala nacional.
“São três crianças, uma é deficiente visual, que foram abandonadas pelos seus pais. Naquele momento, as crianças estavam doentes, a casa não estava em condições, dormiam no chão, não tinham comida, material escolar, carinho e amor dos pais. E nós vimos a situação, juntamos esforços: o gabinete, à comunidade em geral, o governo distrital e da província, os empresários, e começamos a obra, e cá está”, disse Chapo.
A esposa do Presidente da República destacou ainda a importância da família na protecção dos direitos das crianças.
“O que estas crianças precisavam não era casa, não era comida, não era roupa, mas, sim o consolo, o amor dos pais, sobretudo da mãe, porque quem deu o parto foi a mãe, que sentiu a dor do parto três vezes ( …) e quando encontramos uma mulher que dá parto e abandona os seus filhos porque as chapas estavam furada…” , lamentou.
Durante a visita, Gueta Chapo mencionou outros projectos em curso, como o suporte a idosos e construção de casas, para grupos vulneráveis em todo país, nos próximos anos. A Primeira-Dama também reafirmou seu compromisso com a juventude, destacando esforços para garantir bolsas de estudo e oportunidades de emprego para jovens, especialmente meninas.
Ainda esta quinta-feira, a esposa do Presidente da República vai visitar o centro de apoio a velhice no distrito de Chongoene, e finaliza sua agenda de trabalho no distrito de Limpopo, com a entrega de insumos agrários aos produtores da baixa de Chicumbane e uma reunião com mulheres empreendedoras.