Os presidentes do Egipto, Abdul Fatah Al-Sisi, e Ruanda, Paul Kagamé, defenderam, hoje, a aposta numa maior integração regional para reduzir a dependência externa e promover o desenvolvimento sustentável do continente africano. Estas foram as notas de destaque dos discursos que marcaram a abertura oficial do II Fórum África, que decorre em Sharm El Sheik, no Egipto.
“Precisamos reforçar a nossa coesão e integração económica, como forma de garantirmos o desenvolvimento conjunto, explorando as potencialidades existentes em cada um dos nosso países. Só assim poderemos desenvolver a África sem depender de terceiros”, disse o presidente do Egipto.
Por sua vez, o presidente de Ruanda referiu-se ainda à melhoria do ambiente de negócios como forme de facilitar a integração do sector privado. Para Kagamé, os governos têm um grande papel para tornar os mercados africanos mais atractivos.
Moçambique está representado no II Fórum África pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que vai intervir amanhã. Rosário manteve, no Egipto, um encontro de cortesia com o Primeiro-Ministro interino daquele país.