O País – A verdade como notícia

Fuga de gás faz 16 mortos na África do Sul

Foto: Correio da Manhã

Dezasseis pessoas morreram, ontem, na sequência de uma fuga de gás num bairro de lata em Boksburg, a cerca de 40 quilómetros a leste de Joanesburgo, na África do Sul. Tudo indica que a botija estaria a ser usada em actividades de mineração ilegal, anunciaram os serviços de emergência do país, citados pela imprensa internacional.

“Confirmámos a morte de 16 pessoas no local. Oito homens, cinco mulheres e três crianças”, afirmou o porta-voz dos serviços de emergência, William Ntladi.

De acordo com a fonte, mais 16 pessoas ficaram feridas. Deste número, quatro estão hospitalizados em estado crítico e 11 estão estáveis”.

As informações preliminares, segundo Ntladi, apontam para uma fuga de gás de uma botija, que é óxido de nitrato, um gás altamente tóxico que afectou os residentes deste assentamento informal em Boksburg.

“Tudo indica que as vítimas estavam a utilizar este gás no âmbito de atividades de mineração ilegal. Aparentemente, os mineiros ilegais estavam a usar o gás para extrair ouro do solo”, referiu o porta-voz.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos