O Presidente da República realizou, neste Sábado, um comício popular no distrito de Mogovolas, província de Nampula, onde reafirmou o compromisso do seu Governo em trabalhar em proximidade com a população para resolver os desafios locais.
Durante o encontro, o Chefe de Estado anunciou medidas concretas para melhorar o acesso aos serviços de saúde, abastecimento de água e electrificação das localidades, além de incentivar o empoderamento económico de jovens e mulheres.
“Estamos a trabalhar na nossa província de Nampula e decidimos que não podemos regressar a Maputo sem chegar ao distrito de Mogovolas para conversarmos com a população”, afirmou o estadista.
O presidente anunciou a alocação de uma nova ambulância para o distrito, em resposta a uma preocupação apresentada pela população sobre a falta de condições no transporte de doentes. “O nosso ministro da Saúde, que está aqui connosco, vai mandar uma ambulância, uma ambulância nova para Mogovolas”, garantiu Chapo.
O Presidente da República também tomou nota da necessidade de melhorar as condições do Bloco Operatório, destruído durante as manifestações violentas, um dos problemas levantados durante o encontro.
Na mesma linha, Chapo anunciou a construção de 15 furos de água para melhorar o abastecimento no distrito, dos quais nove já estão abertos. Também revelou que já está em curso a electrificação de postos administrativos e localidades, como forma de garantir melhores condições de vida e impulsionar o desenvolvimento económico da região.
Atento às dificuldades enfrentadas pelos jovens e mulheres empreendedores, o Chefe de Estado falou do Fundo de Desenvolvimento Económico Local. “Este fundo vai chegar a todos os distritos de Moçambique, incluindo aqui em Mogovolas. Com este fundo, a nossa juventude, as mulheres, os homens aqui em Mogovolas, no posto administrativo, na localidade, até na povoação, o nosso povo, vão poder ter dinheiro para fazer negócio”, explicou.
O Presidente também apelou à preservação da paz como factor fundamental para o progresso do país. “Se nós quisermos a paz e a reconciliação entre irmãos, vamos semear o amor. Quem semeia reconciliação, vai colher reconciliação, e isso começa em casa”, disse, frisando a importância de se evitar a violência e promover a harmonia social.