Presidente dos Camarões recandidata-se ao sétimo mandato
O Presidente da República dos Camarões, Paul Biya, anunciou que se vai recandidatar ao cargo que ocupa desde 1982.
No poder, há 36 anos, Biya fez o anúncio esta sexta-feira, na sua conta no Twitter.
“Caros compatriotas dos Camarões e da Diáspora, consciente dos desafios que juntos devemos ultrapassar, por um Camarões ainda mais unido, estável e próspero, respondo favoravelmente aos vossos incessantes apelos. Serei vosso candidato à próxima eleição presidencial”, pode ler-se na publicação.
As eleições estão marcadas para sete de Outubro próximo e, segundo a DW, já são conhecidos outros candidatos às presidenciais, entre os quais o Joshua Oish, da Frente Democrática Social (FDS), principal partido da oposição, além do vice-presidente local da organização Transparência Internacional, Akere Muna, e o presidente do Movimento para a Renascença dos Camarões, Maurice Kamto.
John Fru Ndi, eterno rival de Biya e histórico líder da FDS, que já concorreu três vezes às eleições presidenciais, anunciou em Fevereiro que desta vez não será candidato e dará espaço "às juventudes do partido".
A DW avança ainda que as eleições estão previstas num contexto de tensão, com o país a enfrentar invasões do grupo jihadista nigeriano Boko Haram a norte e também tem sido palco de conflitos nas regiões anglófonas, a noroeste e sudoeste, entre o exército e grupos separatistas radicais.