O País – A verdade como notícia

Governo vai introduzir transporte ferroviário de passageiros para Zimbabwe

Foto: O País

O Governo vai introduzir transporte ferroviário de passageiros para o vizinho Zimbabwe. A informação foi revelada pelo Presidente da República, que lançou, na fronteira de Machipanda, a reintrodução do comboio de passageiros que fará a Rota Beira a Machipanda.

O último comboio de passageiros que fazia a rota Beira a Machipanda foi visto no ano de 1997. A circulação foi interrompida devido à degradação da linha férrea. Em 2020, iniciou-se a reabilitação da via, o que incluiu a eliminação de 10 das 14 curvas apertadas na via de 317 km. As obras orçadas em 200 milhões de dólares foram concluídas este mês.

26 anos depois, o Presidente Filipe Nyusi e o seu homólogo Zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, relançaram a circulação ferroviária de pessoas.
Filipe Nyusi avançou que o seu executivo está a fazer de tudo para que o comboio atravesse a fronteira, até Zimbabwe.
Filipe Nyusi diz que o comboio é uma alternativa ao transporte rodoviário e instou a Polícia e os Serviços de Migração a não complicarem a transitabilidade dos cidadãos.

“Estou bastante impressionado com a sua visão [Filipe Nyusi]. Como resultado de uso apenas de sistema rodoviário, estamos a movimentar cerca de dois milhões de toneladas de carga. Seria mais fácil se essa quantidade fosse transportada através da via férrea, não pelas estradas. É uma forma de evitar estragos nas estradas pelos camiões. E é muito caro transportar carga pesada pelas estradas. Mas agora com a reabilitação das linhas férreas, iremos poupar o custo de negócios entre países como Botswana, Zâmbia, República Democrática de Congo e Malawi”, disse o presidente zimbabweano.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos