O Presidente da República e Presidente em Exercício da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) Filipe Nyusi, acolhe, amanhã, em Maputo, a Cimeira Extraordinária da organização regional.
Durante a Cimeira, os Chefes de Estado e de Governos da SADC irão centrar as discussões na abordagem regional em apoio ao país na luta contra o terrorismo e em outras temáticas prioritárias da Presidência de Moçambique na SADC, como o combate à pandemia da COVID-19 e a Segurança Alimentar na Região.
Outro ponto que merecerá atenção dos estadistas diz respeito à celebração simbólica dos 40 anos da SADC, sob o lema “SADC – 40 Anos Construindo a paz e Segurança, Promovendo o Desenvolvimento e Resiliência Face aos Desafios Globais”.
Segundo um comunicado da Presidência da República, a cimeira irá decorrer em formato presencial reduzido e híbrido, em observância das medidas de contenção da pandemia da COVID-19.
Participam na Cimeira Extraordinária os Chefes de Estado e de Governo dos 16 Estados Membros da SADC e a Secretaria Executiva da SADC.