O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, inicia amanhã, a sua quarta visita de Estado à África do Sul desde 2013, onde participará também na Cimeira do Bloco de Economias Emergentes, BRICS. O anúncio foi feito, este sábado, em comunicado, pela presidência sul-africana.
A chegada ao país africano está prevista para as 23:00 locais, segundo o canal público sul-africano SABC, citado pelo Notícias ao Minuto.
“A cerimónia de boas-vindas acontecerá na manhã de terça-feira no Union Buildings, em Pretória, antes [do início] da 15.ª Cimeira dos BRICS marcada para 22 a 24 de agosto de 2023”, refere o comunicado.
“A visita de Estado ocorre no contexto da celebração de 25 anos de relações diplomáticas entre os dois países, enquanto os laços históricos remontam à conferência de Bandung de 1955”, acrescentou.
De acordo com a Presidência sul-africana, a visita de Estado do Presidente Xi é uma oportunidade para “refletir” sobre a Parceria Estratégica Abrangente e de “aprofundar” a cooperação entre os dois países no âmbito do Programa Estratégico de Cooperação a 10 anos (2020-2029).
Numa comunicação ao país, o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, destacou a China como o principal mercado das exportações da África do Sul.
“A China é o maior parceiro comercial global da África do Sul em volume de negócios”, frisou-se na nota, sem avançar indicadores, acrescentando que “a China é também um importante investidor” no país africano.
Nesta visita de Xi, as autoridades de Pretória dizem ter a expectativa de reforçar a cooperação multilateral com Pequim, “especificamente no contexto dos BRICS, G77 mais a China, e G20 e obter o apoio chinês ao apelo da África do Sul e do continente para a reforma das instituições de governança global, nomeadamente o Conselho de Segurança das Nações Unidas”.
Sobre a possível expansão do grupo BRICS, Ramaphosa indicou que “representará um grupo diversificado de nações com diferentes sistemas políticos que compartilham um desejo comum de ter uma ordem global mais equilibrada”.
Mais de 30 chefes de Estado e de Governo de África estarão presentes na Cimeira dos BRICS, em Joanesburgo, a capital económica da África do Sul, revelou o Presidente sul-africano.
Brasil, Índia e África do Sul vão ser representados pelos respectivos chefes de Estado na cimeira dos BRICS. A Rússia, que também integra o bloco, vai estar representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov.
O Presidente russo, Vladimir Putin, decidiu não comparecer à cimeira devido a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional contra si, segundo as autoridades sul-africanas.