O País – A verdade como notícia

Presidente da Assembleia da República exalta qualidades de Alfredo Gamito

A Presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa considera que Alfredo Cepeda Gamito, falecido domingo último em Maputo, vítima de doença, foi uma figura ímpar da história política, administrativa e parlamentar de Moçambique, cuja partida deixa um vazio difícil de preencher nos corações de todos quantos com ele privaram, aprenderam e caminharam.

Em mensagem emitida esta segunda-feira, dia 5, por ocasião do infortúnio, Talapa acrescenta que Alfredo Gamito foi mais do que um servidor público exemplar. ʺFoi um homem de rara nobreza de espírito, dotado de uma humanidade profunda, de uma escuta atenta e de palavras sempre sábiasʺ, disse, vincando que Gamito distinguia-se pela serenidade, pelo equilíbrio e pela capacidade de trilhar caminhos iluminados, mesmo nos momentos mais difíceis e exigentes da vida institucional e política moçambicana. A sua presença inspirava confiança, respeito e admiração.

Segundo a Presidente da Assembleia da República, ao longo do seu percurso, como Ministro da Administração Estatal, Governador da Província de Nampula e Deputado da Assembleia da República, onde cumpriu com dedicação e honra três Legislaturas, tendo sido Presidente da Comissão de Administração Pública e Poder Local, Alfredo Gamito deu um contributo indelével à edificação do Estado Moçambicano. 

ʺServiu o nosso País com elevado sentido de missão, deixando marcas profundas tanto no sector público como no sector privado, sempre orientado pelo bem comum e pelo interesse nacionalʺ, afirmou a Presidente Talapa para quem teve o privilégio de trabalhar lado a lado com Alfredo Gamito no Parlamento moçambicano, onde a sua memória permanecerá viva. 

ʺNa Assembleia da República será sempre recordado como uma daquelas pessoas raras, permanentemente disponíveis para ajudar a quem quer que fosse, sem distinções, com humildade e generosidade. O seu contributo para a elaboração e aprovação de Leis estruturantes do País, com particular destaque para aquelas que reforçaram e dignificaram o funcionamento da Administração Pública e o aprofundamento e consolidação da democracia multipartidária, constitui um legado duradouro para as gerações presentes e futurasʺ, frisou Talapa.

ʺEm nome da Assembleia da República e em meu nome pessoal, endereço à Família Gamito as mais sentidas condolências, partilhando a vossa dor neste momento de luto e recolhimento, e desejando que encontrem conforto na certeza de que Alfredo Gamito vive para sempre na obra que deixou e no bem comum que semeouʺ, sublinhou Talapa, asseverando que ʺparte um grande homem, mas permanece a sua obra, o seu exemplo e a sua lição de humanidade. O seu nome está inscrito na história de Moçambique e gravado na memória colectiva como alguém profundamente respeitado e admirado pela sociedadeʺ.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos