O Presidente da República, Daniel Chapo, manifestou-se satisfeito com a implementação do Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL) no distrito de Meluco, província de Cabo Delgado, destacando o impacto da iniciativa na geração de emprego, no aumento do rendimento das famílias e na dinamização da economia local.
A satisfação foi expressa esta terça-feira, durante um encontro mantido com os beneficiários do fundo, no âmbito da sua visita de trabalho àquele distrito.
Na ocasião, o Chefe do Estado afirmou ter constatado que os mutuários estão a aplicar correctamente os recursos recebidos e demonstram consciência da necessidade de cumprir os compromissos assumidos com o Estado.
“Aqui em Meluco conseguimos perceber que o dinheiro chegou aos mutuários e que estes têm consciência de que devem devolver os valores recebidos. Assinaram contratos, conhecem os períodos de graça e sabem exactamente quando devem iniciar os reembolsos”, afirmou.
Daniel Chapo felicitou os beneficiários pela forma como estão a gerir os seus negócios, salientando que os projectos financiados pelo FDEL estão a criar oportunidades de emprego para outros jovens e a contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias.
O Presidente da República destacou ainda o papel do fundo na aproximação de bens e serviços às comunidades, referindo o exemplo de uma mercearia instalada num posto administrativo onde anteriormente não existia um estabelecimento comercial com oferta diversificada de produtos.
“Hoje a população consegue adquirir óleo, açúcar, sal e outros produtos mais perto das suas residências. Este é o objectivo do Fundo de Desenvolvimento Económico Local: dinamizar a economia dos distritos, gerar rendimento para os beneficiários e suas famílias, criar emprego para outros jovens e promover a circulação de dinheiro ao nível local”, explicou.
Segundo o Chefe do Estado, o sucesso do programa depende igualmente do cumprimento das obrigações assumidas pelos beneficiários, de modo a permitir que mais cidadãos possam ter acesso ao financiamento e desenvolver os seus próprios negócios.
O Fundo de Desenvolvimento Económico Local foi criado pelo Governo com o objectivo de impulsionar iniciativas de geração de rendimento, estimular o empreendedorismo e promover o desenvolvimento económico sustentável nos distritos do País.