O País – A verdade como notícia

PR quer maior cooperação entre Polícia e comunidade

O Presidente da República foi quem dirigiu a abertura do 27º Conselho Coordenador do Ministério do Interior, momento que serviu para Filipe Nyusi exortar a Polícia da República de Moçambique (PRM) a ser proactiva no combate à criminalidade.

“Incentivamos o Ministério do Interior e a Polícia da República de Moçambique a consolidarem os tradicionais laços de cooperação e solidariedade com a comunidade. Esta prática permite a verdadeira inserção da Polícia na comunidade, contribuindo na prevenção do crime, na identificação dos criminosos e consequente responsabilização”, disse Filipe Nyusi no “coordenador” presenciado pelos ministros da Agricultura, José Pacheco; da Defesa, Salvador M’tumuke; além de antigos governantes, como Mariano Matsinha e Óscar Monteiro.

O Presidente da República voltou a alertar as forças policiais para a prevenção de ameaças à soberania do Estado, afirmando que, com a descoberta de recursos naturais, o país fica exposto a ameaças de natureza diversa. “A situação geoestratégica de Moçambique, país com abundantes recursos naturais, obriga a que se perspectivem as tendências de mudanças das conjunturas interna e externa. Impera que, de forma proactiva, se avaliem as vulnerabilidades e capacidades que permitam preparar as respostas adequadas e eficazes às ameaças e desafios”, referiu o estadista.

Para Nyusi, deve haver maior prevenção de invasão às fronteiras nacionais.

“Vivemos agora uma era em que as barreiras fronteiriças entre os Estados obrigam a partilhar desafios e esforços comuns na prevenção das ameaças nacionais aos nossos Estados. Assim, importa que nos comprometamos em avançar com acções pragmáticas, com resultados tangíveis, tendo como horizonte a superação dos desafios comuns”, refere.

Já o ministro do Interior, Basílio Monteiro, considera que as invasões que se têm assistido nas unidades policiais no país são uma afronta às autoridades com o objectivo de desestabilizar o país. “Após a cessação das hostilidades, que propicia uma redobrada esperança para uma paz efectiva, no nosso país, registámos incidentes caracterizados por invasões às unidades policiais por actos de desinformação, numa clara afronta aos poderes públicos, com vista a subverter a opinião pública, criar pânico e transmitir uma imagem aquém da realidade vivida no nosso país”, disse Basílio Monteiro.

O 27º Conselho Coordenador do Ministério do Interior, que decorre até domingo, dia 5 de Novembro, tem o lema “Ministério do Interior apostado na garantia da ordem e segurança públicas e no bem servir o cidadão”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos