O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi internado ontem no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, para ser operado de urgência a uma hérnia umbilical. De acordo com a equipa médica, a intervenção cirúrgica correu bem e o Presidente da República deverá ficar internado um a dois dias, avança a RTP Notícias.
Em declarações aos jornalistas, o cirurgião confirmou que a operação decorreu normalmente e que o estado de espírito de Marcelo Rebelo de Sousa "é óptimo".
A operação estava prevista para 4 de Janeiro, em regime de ambulatório, mas perante um novo diagnóstico realizado pelo médico da Presidência, Daniel Matos, acabou por ser antecipada, uma vez que a hérnia encarcerou.
Eduardo Barroso, que também é director clínico de cirurgia do hospital, sublinha que a hérnia umbilical "precisava de tratamento urgente" e que o procedimento cirúrgico obrigou a um "pequeno corte" no intestino, uma situação que é comum nestes casos.
O cirurgião refere ainda que esta se trata de uma operação "simples", que costuma ser realizada pelos cirurgiões mais novos, e que nem estava previsto ser Eduardo Barroso a operar Marcelo Rebelo de Sousa não fosse a situação de urgência.