O Presidente da República exonerou o secretário de Estado da província de Manica, Stefan Dick Kassotche Mphiri, nomeado para o cargo em Janeiro deste ano.
Stefan Dick Kassotche é político e escritor. As razões do seu afastamento do cargo, que ocupava há 10 meses, não são avançadas no comunicado enviado esta terça-feira ao “O País” pela Presidência da República.
Entretanto, sabe-se que a exoneração acontece dias depois do seu polémico pronunciamento público sobre as uniões prematuras.
Os pronunciamentos foram feitos durante um evento que debatia a questão da retenção da rapariga na escola, no distrito de Gondola, em Manica, onde participaram raparigas, líderes comunitários e religiosos, pais e encarregados de educação.
Dick apelou, nas suas declarações, para uma reflexão sobre a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras, e sugeria que se legitimasse o envolvimento de menores em uniões prematuras.
“Há crianças com 10 anos que apresentam o corpo de uma mãe de 23 anos […]”, afirmou Dick Kassotche e, acto contínuo, questionou: “Quando Maria ficou grávida de Jesus, quantos anos tinha?”.
A situação causou indignação e perplexidade nalguns sectores da sociedade, sobretudo à sociedade civil, que se mobilizou para exigir a sua exoneração.