O Presidente da República diz que todos os países da SADC reconhecem os resultados eleitorais em Moçambique e sua tomada de posse como Chefe de Estado. Daniel Chapo acrescenta que o país está a apoiar os esforços para a pacificação na República Democrática do Congo.
O Chefe do Estado participou, esta sexta-feira, na Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC, em Harare, Zimbabwe. Daniel Chapo disse que os países da região reconhecem os resultados das eleições realizadas em Moçambique.
“Foi bom ter percebido que todos os países da região reconhecem os resultados eleitorais, reconhecem todo o processo que aconteceu, desde a divulgação dos resultados pela Comissão Nacional de Eleições, a validação pelo Conselho Constitucional, incluindo a tomada de posse, onde todos os países fizeram-se presentes, através dos ministros da defesa e negócios estrangeiros. O presidente Cyril Ramaphosa esteve presente, na tomada de posse, e foi bom ter ouvido todos os países a felicitarem, por um lado, pela vitória e pela tomada de posse e, por outro lado, por ter marcado a presença pela primeira vez no órgão e todos a felicitarem”, disse Daniel Chapo.
O Presidente da República manifestou, igualmente, o apoio de Moçambique na pacificação e estabilidade da República Democrática do Congo.
“O posicionamento de Moçambique foi no sentido de continuar a apoiar os esforços que estão sendo feitos, principalmente, por um lado, por Angola, que é o mediador do conflito, através da União Africana, o presidente João Lourenço está a trabalhar. Nós como Moçambique, o nosso posicionamento é de continuar a defender estes esforços, para que haja paz naquela região, este foi o nosso posicionamento”.
Refira-se que a Cimeira Extraordinária da SADC manifestou solidariedade para com a República Democrática do Congo e exprimiu o seu apreço aos esforços para a prossecução dos obejctivos da salvaguarda da soberania daquele país.