O País – A verdade como notícia

PR diz que gás deve beneficiar a todos os moçambicanos

Nyusi

O Presidente da República disse que a exploração de recursos naturais deve beneficiar todos os moçambicanos e não somente a Estado, através dos seus canais fiscais. Filipe Nyusi defendeu que os projectos de exploração de gás devem estabelecer várias ligações com a economia que permitam o desenvolvimento integrado e inclusivo do país.

Segundo o Presidente da República, Filipe Nyusi, a aposta nas energias renováveis, no mundo, reduziu, significativamente, a procura pelo gás natural. Contudo, em Moçambique, este sector mantém-se preponderante para a diversificação da economia, reforço da matriz energética e geração de empregos para os cidadãos.

“O nosso alcance é que a distribuição proveniente da riqueza dos recursos naturais do país seja estruturada, justa, inclusiva, sustentável e que beneficie todos os moçambicanos. ”

Nyusi assegura que o Governo continua a implementar reformas para permitir uma exploração de recursos naturais sustentável e, no concernente à segurança, afirma que o executivo fará de tudo para devolver a estabilidade política ao país.

“Em relação ao projecto Rovuma, gás natural liquefeito da área 4, que será, também, em terra firme, aprovámos o plano de desenvolvimento e tomámos a decisão final de investimento pelas concessionárias. Na Bacia de Moçambique, o projecto do contracto de produção de petróleo continua a registar um desempenho positivo, com os campos de Pande e Temane a garantirem uma produção anual de, aproximadamente, 190 milhões de giga joules de gás natural de 467 mil barris de condessado”, disse.

O Presidente da República falava, esta quarta-feira, na abertura da Sétima Conferência de Mineração, Petróleo, Gás e Energia de Moçambique, com duração de 2 dias, na qual destacou, entre vários aspectos, o estabelecimento de 61 mil novas ligações de energia eléctrica nos primeiros 3 meses de 2021.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos