O País – A verdade como notícia

PR desafia agentes da PRM a terem rigor no combate ao crime e acidentes de viação

O Presidente da República, Filipe Nyusi, instou, esta quinta-feira, aos membros da Polícia da República de Moçambique a pautarem pela bravura, prontidão e profissionalismo como forma de garantirem a segurança dos moçambicanos.

Falando durante o encerramento do 4.º e 5.º cursos de sargentos, o comandante-chefe das Forças de Defesa e Segurança disse que este marco traduz o avanço e o crescimento qualitativo e quantitativo da Polícia da República de Moçambique.

“Pois a formação constitui um elemento estratégico para o desempenho da corporação face à crescente ameaça da pertubação da ordem, segurança e tranquilidade públicas. ”

Nyusi recordou aos graduados que não só que têm muita responsabilidade no exercício das suas funções, como também que a força policial é o local seguro onde o cidadão busca socorro em momentos críticos, exigindo destes maior acutilância e respeito por aqueles a quem devem proteger.

“Integridade, sentido de hieraquia e, acima de tudo, capacidade de saber ser e estar com a devida pujança operativa que inspire confiança ao nosso povo. Esperamos de vós o dinamismo na conjugação de acções de protecção de pessoas e bens, rigor na implementação de estratégias de prevenção e combate aos acidentes de viação que dizimam vidas humanas nas vias públicas. Aprimoramento de acções de protecção de recursos naturais e meio ambiente, maior controle nas fronteiras com vista a prevenção e combate a imigração ilegal. Aliás, é também através das fronteiras por onde passam os terroristas. Maior vigilância na protecção costeira e fiscalização de pessoas e bens nos espaços marinhos, lacustre e fluviais. Maior dinâmica na execucação de operações especiais que ocorrem em ambientes que requerem respostas rápidas”, apelou.

O comandante-chefe das Forçasde Defesa e Segurança DS pediu aos graduados para valorizarem a formação fazendo jus a profissão.

“Como agentes da lei e ordem, a vossa postura não se compadece com actos de corrupção em qualquer local da vossa actuação, seja no bairro, na estrada, na fronteira e nas missões difíceis. A corrupção é um mal que coroe silenciosamente a essência do Estado, retarda o desenvolvimento do país e degrada o funcionamento normal das instituíções”, lembrou Filipe Nyusi.

Participaram neste curso 15 membros da Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe, o que para o comandante-chefe das Forças de Defesa e Segurança constitui “uma acção que materializa a visão da ESAPOL de ser um estabelecimento de ensino policial de referência nacional, regional e internacional, para além de ser um indicador de que as relações entre Moçambique e São Tomé e Princípe são excelentes”, destacou Filipe Nyusi.

Ainda hoje o presidente da República inaugurou, no distrito do Búzi, em Sofala, um sistema de abastecimento de água com capacidade para para 20 mil pessoas.

O Chefe de Estado, na ocasião, apelou à população para colaborar na conservação das infra-estruturas de abastecimento de água, evitando a vandalização.

Nyusi disse que os actos de sabotagem dos sistemas de abastecimento de água estão a retrair os esforços do Governo na provisão de água potável às comunidades das zonas rurais.

O chefe de Estado falava na inauguração do sistema de abastecimento de água da localidade de Guara-Guara, no distrito de Búzi, onde pediu à população para denunciar os sabotadores para que sejam responsabilizados criminalmente.

A construção do sistema de Guara-Guara contou com o financiamento do Reino Unido, avaliado em cerca de 22 milhões de Meticais. Dominic Aston, representante daquele país, reiterou o compromisso de continuar a apoiar Moçambique na provisão de mais água.

A população de Guara-Guara enaltece os esforços do Governo na criação de melhores condições de vida.

 

PR INAUGURA TORNEIO DE GOLFE

O Presidente da República, Filipe Nyusi, instou, esta quinta-feira, aos membros da Polícia da República de Moçambique a pautarem pela bravura, prontidão e profissionalismo como forma de garantirem a segurança dos moçambicanos.

Nyusi afirmou, também, que é preciso haver troca de experiências entre os praticantes da modalidade e apostar-se na inovação.
O Chefe do Estado apelou, por outro lado, ao investimento no desporto, por ser, segundo Nyusi, meio caminho andado para a melhoria da saúde.

O acto está inserido inserido nas comemorações dos 130 Anos da Fundação da Associação Comercial da Beira (ACB), organização sócio-empresarial .
Este foi um momento ímpar para o Clube de Golfe da Beira, direcção, parceiros e os atletas do por receberem a mais alta individualidade do país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos