O STAE decidiu estender por mais duas horas o horário de funcionamento dos postos de recenseamento em todo o país para garantir que mais pessoas possam ser inscritas.
A medida foi tomada esta quarta-feira pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) e é válida para todo o país. De acordo com o director distrital do STAE no distrito Kampfumu, na Cidade de Maputo, Rui Janeiro, mandatado pela porta-voz do STAE central para falar à nossa equipa de reportagem, o objectivo é abranger mais pessoas.
Rui Janeiro explicou que a partir das 07 horas há cidadãos que querem fazer-se aos postos de recenseamento eleitoral para poderem inscrever-se antes de irem aos seus locais de trabalho.
“O STAE abre esta medida para permitir que todos os cidadãos possam recensear-se e que, nas democracias eleitorais, o direito de recenseamento seja consagrado”, explicou.
Em relação à hora do término, o STAE esclareceu que a extensão do horário poderá dar espaço aos que regressam dos seus postos de trabalho.
Os postos de recenseamento eleitoral funcionavam entre as 08h e as 16h.
O último balanço do STAE indica que, em todo o país, foram registados três milhões de potenciais eleitores nos primeiros 17 dias.