Portugal vai mobilizar 250 mil euros para apoiar intervenções humanitárias na província de Cabo Delgado, face ao drama causado pelos ataques terroristas em alguns distritos.
O donativo foi feito por meio de um instrumento denominado “Resposta Rápida para Acções de Emergência (IRR), coordenado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua”, refere um comunicado da Embaixada de Portugal em Maputo, explicando que “os projectos aprovados no âmbito do IRR serão conhecidos dentro de uma semana, a partir de 26 de Abril, permitindo, assim, a rápida mobilização do referido apoio.
De acordo com o mesmo documento, o apoio soma-se a outros “que a Cooperação Portuguesa tem estado a canalizar para esta província moçambicana, quer a nível bilateral, quer a nível multilateral, através de diversas agências das Nações Unidas”.
No quadro do Projecto de Cooperação Delegada mais Emprego, financiado pela União Europeia e pelo Camões IP, Portugal irá, também, avançar com formações de curta duração para jovens Deslocados Internos oriundos de Palma.