Especialistas portugueses vão integrar uma missão internacional de prevenção e resposta ao ébola para ajudar Angola a conter o surto que afecta a República Democrática do Congo.
A especialista em microbiologia, Ana Pelerito, disse que o objectivo da formação é para os angolanos poderem estar preparados para prevenir e controlar um possível surto de vírus em Angola.
“A minha intervenção tem a ver com a parte de diagnóstico laboratorial. Vou participar nesta formação explicando quais são as melhores amostras para detectar esta infeção, como é que essas amostras têm de ser colhidas, como é que tem de ser processadas, como têm de ser transportadas até chegar ao laboratório”, explicou Ana Pelerito, citada pelo Observador.
O novo surto de ébola no leste da República Democrática do Congo causou, até agora, dez vítimas mortais, segundo o Ministério da Saúde local. As autoridades do país estão a investigar as causas das mortes de outras 27 pessoas para determinar se foram infectadas pelo vírus ébola e identificaram outros 54 casos suspeitos.