O País – A verdade como notícia

Porto e Braga procuram repetir história na Liga Europa

Quatro equipas vão dar um passo importante rumo à final da Liga Europa, em Istambul, em Maio, após os jogos decisivos dos quartos-de-final, a 16 de Abril. Porto e Braga jogam fora de portas e têm eliminatória em aberto, após empates a um golo diante do Nottingham e Real Bétis na primeira mão.

A noite desta quinta-feira é decisiva para as oito equipas que disputam a Liga Europa, já que buscam o apuramento para as meias-finais da prova. Freiburg, diante do Celta, e Aston Villa, frente a Bologna, estão em vantagem e com um pé na fase seguinte, mas terão de provar nesta segunda mão.

Já as duas equipas portuguesas, Porto e Braga, tentam ultrapassar os seus adversários, mesmo jogando fora de portas, depois dos empates a um golo em casa.

O uefa.com fez a antevisão dos jogos desta segunda mão da Liga Europa.

 

Nottingham Forest vs Porto (primeira mão: 1-1)

Parecia que a eliminatória iria ficar inclinada a favor do Porto quando William Gomes inaugurou bem cedo o marcador, após uma bela jogada colectiva. No entanto, apenas dois minutos depois, um atraso infeliz de Martim Fernandes resultou em autogolo, e foi a sorte de que o Forest precisava, com o resto da partida a ser equilibrada e deixando tudo em aberto para o encontro no City Ground.

Francesco Farioli, treinador do Porto, mostrou-se satisfeito com a exibição da equipa, afirmando: “Precisamos de repetir a mesma exibição mas com índices de concretização superiores”. Já Ryan Yates, capitão do Forest, acrescentou: “É completamente diferente jogar no nosso estádio. Podemos jogar com um pouco mais de intensidade. Vamos aprender com o jogo de hoje e estamos ansiosos pela próxima partida”.

Ao sexto jogo, o Nottingham Forest tornou-se na primeira equipa a impedir o Porto de triunfar em casa nesta edição da prova.

 

Real Betis vs Braga (primeira mão: 1-1)

Por falar em jogos equilibrados, Braga e Betis também não ganharam vantagem na primeira mão. Os anfitriões inauguraram o marcador com um toque sublime de Florian Grillitsch, antes de Cucho Hernández garantir o empate com um penálti na segunda parte.

Ambos os treinadores sublinharam a crença de que pequenos detalhes decidirão a segunda mão. “Precisamos de ser eficazes tanto no ataque como na defesa”, disse Carlos Vicens, do Braga, enquanto Manuel Pellegrini, do Betis, adicionou: “Para mim, o mais importante é utilizar bem a bola e recuperá-la rapidamente quando a perdemos”.

O Betis ainda não perdeu em casa nesta edição da prova, somando quatro vitórias e um empate, ao passo que o Braga perdeu apenas um jogo fora, onde obteve duas vitórias e igual número de empates.

 

Celta vs Freiburg (primeira mão: 0-3)

Apesar das expectativas de um jogo equilibrado na primeira mão, a formação alemã protagonizou uma exibição brilhante e bateu confortavelmente o Celta, com Vincenzo Grifo a marcar o golo mais bonito da partida, logo aos dez minutos.

Isso deixou o Freiburg a sonhar com a primeira presença numa meia-final europeia, mas Claudio Giráldez, treinador do Celta, mantém o optimismo para a segunda mão, insistindo que a sua equipa será “mais perigosa porque não tem nada a perder”. O conjunto galego venceu quatro dos seis jogos caseiros nesta edição da competição, mas vai precisar da sua melhor versão até agora para inverter o resultado.

O Freiburg marcou oito golos nos últimos dois jogos europeus após ter marcado apenas dois nos cinco primeiros.

 

Aston Villa vs Bologna (primeira mão: 3-1)

A primeira mão foi o terceiro triunfo do Aston Villa sobre o Bologna nas últimas duas temporadas, com o bis de Ollie Watkins a inspirar uma vitória convincente por 3-1. O golo tardio de Jonathan Rowe parecia ter recolocado a equipa italiana na disputa, mas o segundo tento de Watkins, praticamente no último lance da partida, dará aos comandados de Unai Emery um enorme impulso psicológico para o segundo jogo.

Emery mostrou-se encantado com a reacção “fantástica” ao golo do Bologna, mas avisou: “A minha mensagem no balneário é para continuarmos a respeitar o que o Bologna pode fazer na segunda mão”. Os Rossoblù lamentaram as várias ocasiões perdidas na primeira parte, embora o médio-ofensivo Lewis Ferguson tenha dito: “Sabemos que vai ser muito difícil mas não temos nada a perder em Birmingham e vamos tentar”.

Esta é a terceira época seguida em que o Aston Villa disputa os quartos-de-final de uma competição europeia.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos