O País – A verdade como notícia

“População deve saber que terrorismo é um fenómeno sério”, diz Cristóvão Chume

O ministro da Defesa Nacional diz que a população precisa de saber que o terrorismo é um fenómeno sério e que tudo deve ser feito para travá-lo. Cristóvão Chume reagia ao apelo à retaliação da população contra os terroristas, feito pelo comandante-geral da PRM.

Depois do ataque ao posto administrativo de Bilibiza, em Quissanga, onde os terroristas incendiaram várias casas, o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique apelou à população para responder, com violência, aos ataques terroristas.

Segundo Bernardino Rafael, a população da província de Cabo Delgado deve parar de fugir por causa dos ataques terroristas e começar a enfrentar o grupo armado que continua a circular na província de Cabo Delgado, com recurso a quaisquer objectos contundentes como “faca, catana e azagaia”.

Sobre o impacto deste apelo e a provável eclosão de violência na província, questionámos o ministro da Defesa Nacional, esta quinta-feira, que remeteu a resposta ao próprio comandante-geral da PRM.

Contudo, Cristóvão Chume garantiu que as Forças de Defesa e Segurança sempre estarão no terreno para proteger as populações, mas chama atenção.

“Nós queremos que o povo tenha noção de que o fenómeno terrorismo, da ameaça que isso constitui e do perigo que constitui para as comunidades. Nós estamos organizados, como Estado, a defender a população. Onde não estivermos, temos trabalhado com as forças da SADC, do Ruanda, mas também da Força Local, que tem dado um apoio substancial às FADS”, esclareceu Chume.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos