O frio intenso vai continuar, em todo o país, até esta quarta-feira. As temperaturas mínimas poderão variar de 15 a 22 graus celsius. As temperaturas baixas serão acompanhadas de ventos de 60 a 70 quilómetros por hora.
O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia que explica que a ocorrência de temperaturas baixas se deve à passagem de uma corrente fria.
“Estamos no período de inverno e há uma frente fria que passou e trouxe massas de ar frias, que vinham da África do Sul e é por isso que se registam temperaturas baixas no país ”,explicou o meteorologista Manuel Francisco.
Para esta terça-feira, o INAM prevê que as temperaturas mínimas variem de 17 a 22 graus celsius, nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, e o frio intenso poderá também alastrar-se para as regiões Centro e Norte do país.
“Este fenómeno que se fez sentir esta segunda-feira na zona Sul do país, progressivamente, foi afectando a zona centro e norte, e nos próximos dias poderão também registar temperaturas baixas em torno de 22 a 24 graus nestas regiões”.
O frio intenso será acompanhado de ventos de 60 a 70 quilómetros por hora, por isso o INAM alerta para que não haja navegação marítima, pelo menos até ao fim da tarde desta terça-feira.