O País – A verdade como notícia

População de Ngonwanine recupera terrenos usurpador por munícipes de Xai-Xai 

População da zona de Ngonwanine, em Chongoene, na província de Gaza,  recupera cerca de três mil terrenos usurpados por munícipes de Xai-Xai. O Administrador de Chongoene, Artur Macamo,  condena a invasão e parcelamento ilegal e avança medidas para travar o fenóneno.

“Foi uma atitude não boa, porque deviam ter se dirigido ao Governo do distrito, para perguntar onde é que tem espaço. O facto de ver um terreno que ainda não  está a ser usado, não significa que não tenha ninguém, tem alguém lá”, condenou Artur Macamo, administrador de Chongoene, acrescentando que “Chongoene é uma vila e, por isso, não há espaços que não tenham dono”.  

Macamo explica ainda que foi a própria comunidade que se organizou para pedir satisfações para os invasores e houve conversações de forma a se chegar a um consenso. O administrador garantiu que o Governo está disponível para, aceitando os proprietários das terras, fazer o devido parcelamento. 

“Esta é uma zona urbana, é uma vila. Então, há normas  para o ordenamento e parcelamento (…) Essas pessoas que foram lá manifestar não se aproximaram ao Governo, porque se o tivessem feito, nós podíamos ter cedido áreas que não precisam negociar com ninguém”, disse. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos