A Polícia apreendeu, numa residência, na cidade de Chimoio, mais de 70 armas de fogo com as respectivas munições e outro material de guerra. Em conexão com o caso, estão detidos dois cidadãos estrangeiros.
São ao todo 71 armas de diferentes tipos e calibres, carregadores, baionetas e rádios de comunicação que fazem parte do material apreendido pela Polícia, esta quinta-feira, no bairro Trangapasso, na cidade de Chimoio. Estavam na residência de dois indivíduos, um de nacionalidade portuguesa e outro, zimbabweano, segundo avançou o porta-voz da PRM em Manica.
“Há um trabalho que está a ser feito em toda a província de Manica, visando prevenir casos de assaltos com recurso a armas de fogo. Mais uma vez, apelamos à sociedade em geral, que é o olho da polícia, para que seja vigilante sempre que se aperceber de comportamentos tendentes à desordem e à insegurança públicas, que se dirigiam às autoridades para que a Polícia possa fazer o seu trabalho, que é identificar, neutralizar e responsabilizar criminalmente os infractores”, disse Mateus Mindú, porta-voz da PRM em Manica, lembrando que o tipo de armamento apreendido só pode estar com as Forças de Defesa e Segurança.
O material de guerra apreendido pela Polícia é novo. Questionámos ao porta-voz se na posse dos detidos estarão alguns documentos de importação. “É um material que estava na posse deles de forma ilegal. Se fosse legal, a Polícia não teria feito a apreensão. Se recuperamos o armamento, é porque tem que estar nas mãos das Forças de Defesa e Segurança. Infelizmente, estava em mãos alheias. Mas, graças ao trabalho feito pela Polícia, o material já está nas nossas mãos.”
Aos jornalistas, os indiciados preferiram não responder a perguntas.