O País – A verdade como notícia

Algumas escolas da Cidade de Maputo suspenderam aulas devido à falta de água

Foto: O País

Vários alunos ficaram sem aulas, na Escola Primária Completa 3 de Fevereiro, devido à falta de água na Cidade de Maputo. Também na Escola Primária Completa Especial Número 2, houve suspensão para o turno da tarde, esta terça-feira.

As restrições de água, que vão desde a semana passada na Cidade e Província de Maputo, obrigaram à suspensão de aulas, esta semana, em algumas escolas da capital do país.

Na Escola Especial Número 2, os estudos tinham sido suspensos para o turno da tarde, na última terça-feira, mas já na manhã de quarta-feira haviam sido retomadas todas as actividades.

Já na Escola Primária Completa 3 de Fevereiro, os dois reservatórios disponíveis não foram suficientes para manter a higiene e garantir a hidratação dos alunos ao longo da semana. De acordo com a directora da instituição de ensino, o calor intenso que se faz sentir na capital, nos últimos dias, agravou a situação.

“[A situação] estava a ficar muito desconfortável para as crianças, porque algumas não conseguiam trazer água de casa, mas tinham necessidade de bebê-la. Nós tivemos que abrir alguns tanques que estavam encerrados, mas a água não era própria para o consumo. Algumas crianças estavam, mesmo assim, a consumi-la e por medo que elas obtivessem algum tipo de doença”, explicou a directora da escola, Custódia Zucula.

Sem mais recursos para fazer face à situação, a direcção da Escola Primária Completa 3 de Fevereiro viu-se obrigada a suspender as aulas desta quinta-feira.

“Na segunda-feira, quando chegámos, notámos que não estava a jorrar água e a alternativa foi abrir tanques e tentar encher tambores e recipiente que temos usado na escola, e quando, no final do dia da quarta-feira, vimos que os reservatórios já não tinham água, coordenamos com os serviços de educação da cidade, que autorizaram e nós dispensamos as crianças no dia de hoje”, disse Zucula.

Também na Escola Secundária Josina Machel, não houve aulas. Sem gravar entrevista, algumas pessoas confirmaram o facto e acrescentaram que, na manhã desta quinta-feira, a água já começava a jorrar nas torneiras da instituição de ensino.

Nas escolas 3 de Fevereiro e Josina Machel, já foi restabelecido o abastecimento de água e, esta sexta-feira, os alunos deverão retornar às salas de aula.

As restrições de água em Maputo resultam das chuvas, que, na semana passada, afectaram a rede de distribuição do líquido, causando falta, também, na cidade de Matola e na vila de Boane.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos