A Pista 7 de Setembro, na cidade de Inhambane, a única oficial de atletismo em toda a província, está em estado de abandono desde a sua destruição em 2017, após a passagem do ciclone Dineu.
A sua vedação caiu devido aos ventos fortes do Dineu e, a seguir, ficou desprotegida. Os vidros das janelas estão partidos, os sanitários destruídos e a pista cheia de capim. Além disso, está completamente desnivelada, um sinal claro de que há muito tempo em que não passa por ali uma pá niveladora.
Os atletas lamentam o facto de a pista estar naquelas condições precárias, o que impede a prática de atletismo. Segundo o antigo secretário-geral da Federação Moçambicana de Atletismo, Kamal Badru, este cenário repete-se um pouco por todo o país, já que as infra-estruturas desportivas estão a ruir-se.
O Governo diz que não está alheio à situação e revela que já há acções para a mobilização de fundos de modo a reabilitar a pista.
Segundo o director provincial da Juventude e Desporto, Hélder Jossias, o sector das Obras Públicas, em Inhambane, está, neste momento, a fazer o levantamento das necessidades da pista para, com base nisso, procurar-se o financiamento.
A última reabilitação feita na Pista 7 de Setembro foi em 2005, para dar lugar à realização dos jogos escolares que, naquele ano, decorreram na “terra de boa gente”.