O País – A verdade como notícia

Taça COSAFA: Moçambique está no grupo de Senegal

Fotos: FMF

A selecção nacional de futebol de praia está no grupo “A” da Taça COSAFA, juntamente com o campeão de África, Senegal, como ditou o sorteio.

O combinado nacional já conhece os seus adversários para a Taça COSAFA. Para esta edição da competição, Moçambique está no grupo “A”, composto por Senegal, Seychelles e África do Sul.

O grupo “B” é constituído pelas selecções da Tanzânia, Uganda, Egipto e Maurícias. O conjunto moçambicano parte para esta competição com o estatuto de campeão, após ter conquistado a última edição da prova.

Foi, por sinal, o primeiro triunfo de Moçambique na modalidade de futebol de praia. A esta conquista junta-se, também, a proeza de vice-campeão de África, feito que fez com que o país participasse, pela primeira vez, no mundial da modalidade, cuja fase final foi na Rússia.

Em relação a esta edição da Taça COSAFA, o destaque vai, sem dúvida, para o facto de o combinado nacional estar no mesmo grupo que o campeão de África, o gigante Senegal.

Foi, aliás, com este mesmo Senegal que, em Maio do ano passado, a selecção nacional perdeu, na final do campeonato africano da modalidade, por quatro bolas sem resposta. Curiosamente, o “africano” teve lugar na capital senegalesa Dakar.

O combinado nacional vai, seguramente, tentar “acertar as contas” com o Senegal, país que é uma das maiores referências do futebol de praia ao nível do continente africano, o que resulta do enorme investimento na modalidade.

Ora, mais do que se vingar do Senegal, Moçambique terá, ainda, como adversários, as selecções de Seychelles e África do Sul, à partida, teoricamente acessíveis.

A Taça COSAFA, prova que vai ser disputada de 25 de Setembro a 1 de Outubro, vai servir de preparação para o campeonato africano da modalidade, competição que vai ter lugar em Vilankulo, província de Inhambane.

Recentemente, Moçambique realizou três jogos de preparação diante da sua congénere de Marrocos, dos quais os treinados de Abineiro Ussaca venceram dois e perderam um.

Nos rescaldos das três partidas, o seleccionador nacional disse que foi uma oportunidade para avaliar o estágio em que a sua equipa se encontra. Serviram, ainda, segundo disse, para tirar algumas ilações sobre os aspectos negativos e positivos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos