O País – A verdade como notícia

PGR apresenta informe anual sobre estado da justiça em Moçambique

A Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, apresenta esta quarta e quinta-feira, no Parlamento, o seu informe anual sobre o estado da justiça em Moçambique.

Depois da apresentação do documento, a titular do cargo deverá estar atenta às contribuições, reparos e críticas das três bancadas parlamentares.

O povo espera, certamente, ouvir, dos vários assuntos na ordem do dia, algum desenvolvimento sobre o dossier “dívidas ocultas”, cujo cabecilha é, até aqui, segundo a opinião pública, o ex-ministro das Finanças, Manuel Chang, há sensivelmente quatro meses detido na África do Sul.

Contudo, “O País” teve acesso ao documento, no qual a guardiã da legalidade diz que o número de magistrados no país continua “abaixo do desejado. Um magistrado está para 63.712 habitantes”. A situação é mais gritante nos distritos, pois existe apenas “um representante do Ministério Público”, que está para mais de 600 mil pessoas, por causa da “falta de disponibilidade financeira”.

Aliás, do documento recorre-se a parábolas para se referir às pessoas e/ou governantes implicados no escândalo financeiro que tem sido tema de conversas por tudo quanto é canto. 

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos