O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em Março, encerrou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 0,58 por cento, para os 70,26 dólares, escreve a AIM.
Segundo a agência Lusa, esta é a primeira vez desde Dezembro de 2014 que é superada a marca dos 70 dólares no fecho das transacções.
A fraqueza do dólar, divisa em que se negoceiam os futuros do petróleo, impulsionou hoje o preço do Brent, que na semana passada já tinha ultrapassado os 70 dólares durante a sessão pela primeira vez em três anos.
As restrições na extracção que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e outros importantes produtores acordaram prolongar até ao final de 2018, contribuíram para o avanço do preço.
A cotação do barril de Brent já aumentou mais de 10 por cento desde 30 de Novembro quando o cartel liderado pela Arábia Saudita anunciou a sua intenção de prolongar a redução da produção, iniciada em Janeiro de 2017.
Estas medidas começaram a aliviar o excesso de oferta que cortou os preços do petróleo a partir da segunda metade de 2014, depois de ter alcançado os 110 dólares por barril neste mesmo ano.