O País – A verdade como notícia

“Famba” funcionará em pleno até ao fim de Janeiro, garante AMT

Foto: O País

Até ao fim de Janeiro de 2023, todos os autocarros de transporte de passageiros terão o sistema de bilhética electrónica a funcionar em pleno. A garantia é da Agência Metropolitana de Transportes de Maputo, que promete, também, a operacionalização do Cartão Famba em pelo menos 250 autocarros.

Em 2021, começaram o registo e a emissão dos cartões Famba e o sistema de bilhética electrónica, mas o projecto fracassou na sua implementação.

Entretanto, a mesma iniciativa que registava falhas no sistema voltou em cena, em Julho deste ano, como a plataforma a ser usada para o pagamento do subsídio ao passageiro para conter o agravamento do custo de vida.

Coube à Agência Metropolitana de Transportes de Maputo ressuscitar a operacionalização do uso do sistema de bilhética electrónica.

Contudo, desde lá a esta parte, mais falhas condicionaram o uso do cartão Famba. A Agência Metropolitana de Transportes de Maputo voltou a prometer, esta quinta-feira, novas datas, que apontam para já em Janeiro de 2023 a conclusão da revitalização do sistema.

“Estão segurados 250 autocarros com sistemas em condições e praticamente todos os sistemas de autocarros estão com sistemas a funcionar, e aqueles que não têm, estamos a trabalhar na questão dos corrimãos outros processos. Até ao fim de Janeiro, já teremos tudo a funcionar, o sistema de bilhética estará a funcionar”, prometeu Armando Mbembele, representante da Agência Metropolitana de Transportes de Maputo.

Sobre a compensação aos transportadores, a AMT reitera que o processo decorre e não exclui a possibilidade de subida do preço de “chapa” no próximo ano.

“Tivemos uma reunião com os transportadores anteontem e pensamos que não podemos dar quaisquer pronunciamentos sobre este assunto sem que eles estejam presentes, mas os passageiros deverão ficar tranquilos, pois qualquer mudança no sector dos transportes, terão um aviso com antecedência.”

Junto dessas garantias surgem outras: “dentre os vários projectos, vamos ligar a primeira rotunda da circular com Boquisso, vai ser feito ainda no próximo ano, estamos a trabalhar para ver aquelas entradas que liga Mulumbela, Mafurreira na zona de Khongolote, por forma a trazer as pessoas para Estrada Nacional Número Um para não mencionar outros tantos que em momento oportuno serão apresentados”, revelou a fonte.

Em 2023, a Agência Metropolitana de Transportes de Maputo prevê receber mais 100 autocarros para responder à demanda na Cidade e Província de Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos