O Ministério da Saúde vai imunizar, a partir da próxima semana, todos os indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos, a viverem nas áreas urbanas.
Depois de ter vacinado, nesta segunda fase, em todo o país, cerca de 240 mil cidadãos, com os lotes de mais de 300 vacinas da iniciativa COVAX, recebidas hoje e as que ainda vão chegar ao país, o sector da Saúde mostra-se confiante na luta contra a pandemia da COVID-19.
“Esta nova etapa que iremos iniciar, irá abranger cidadãos com idade igual ou superior a 50 anos e outros grupos que não foram abrangidos nas outras duas fases de vacinação”, explicou Benigna Matsinhe, Directora Nacional Adjunta de Saúde Pública.
Durante a habitual actualização de dados, Benigna Matsinhe avançou que este grupo vai se juntar ao já imunizado grupo de doentes com diabetes, reclusos, doentes em terapia e população com mais de 50 anos a viverem em centros de acomodação.
A directora nacional adjunta de Saúde Pública disse, ainda, que com os lotes de vacina que o país está a receber, o stock será suficiente para concluir a 2ª fase de vacinação e ainda avançar para mais.
“Com estas vacinas, nós iremos concluir com a segunda fase da campanha e ainda poderemos avançar para uma terceira fase, tendo em conta que muitos dos indivíduos com idade acima de 50 anos, padecendo de algumas doenças, já foram vacinados” concluiu.
O sector apela à adesão de todos os grupos visados, como forma de travar a onda de propagação da doença e desta forma evitar o colapso do sistema de saúde.
Com os lotes, frutos da iniciativa COVAX, o Ministério da Saúde diz que vai imunizar mais de um milhão de pessoas.