O País – A verdade como notícia

Pescado está mais caro este mês na Cidade de Maputo

Os pescadores agravaram os preços dos mariscos, porque, segundo justificam, a mudança de estação de Inverno para Verão está a causar escassez no mar. A Actividade está a ficar insustentável.

Na Zona dos Pescadores, no bairro Costa do Sol, o preço de todo o tipo de marisco aumentou nos últimos dois meses: o preço de uma caixa de peixe subiu, em média, 700 Meticais.

Hilário Tivane, pescador com mais de 20 anos de experiência, explica que a mudança de estação de Inverno para Verão, associada aos impactos das mudanças climáticas, está a causar a escassez de mariscos.

“As coisas não estão boas ultimamente. Nós já sabíamos. Por causa das mudanças climáticas que causaram, no país, desastres naturais e também pelo facto de estarmos em transição de estações, está a haver escassez de mariscos”, disse.
Falta peixe no mar e para manter a actividade sustentável, os mais de 100 pescadores daquela zona pesqueira estão a aumentar os preços.

De uma média de 1500 a 2000 Meticais, há dois meses, uma caixa de peixe custa, agora, em média, entre 2500 e 2700 Meticais. Por outras palavras, o preço de uma caixa de peixe subiu, em média, 700 Meticais.

Prejuízo também para as dezenas de mulheres que dependem da venda de pescado para sustentar suas famílias.
Devido aos altos preços, Teresa Germano, uma das vendedeiras de mariscos na Zona dos Pescadores, reduziu de 10 para um a duas caixas diárias de pescado diverso.

“Comprei uma caixa a 2500, vendi 2700 e tive o lucro de 200 Meticais. Sobrou ainda um pouco de peixe que vou usar para preparar uma refeição para minha família.”
No Mercado dos Pescadores, os preços também subiram.
Os pescadores estimam que, a partir de Dezembro, haja mais pescado no mar e, assim, os preços poderão estabilizar-se.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos