O País – A verdade como notícia

banner_02

Personalidades enaltecem legado de Chude Mondlane

Foto: O País

Os antigos chefes de Estado, Joaquim Chissano e Armando Guebuza dizem que Chude Mondlane é um exemplo de pessoa que deve ser replicado pela juventude. Já a ativista Graça Machel entende os moçambicanos deviam reconhecer os feitos de Chude, ela ainda em vida.

Chude viveu e fez a vida entre Moçambique, África do Sul e Estados Unidos de America, mas é no solo pátrio que mais deixa memórias.

Em virtude dessas memórias, o antigo Presidente da República, Joaquim Chissano diz que Chude reflecte plenamente as culturas dos seus progenitores. “Chude encarnou as raízes dos seus pais, tanto da sua mãe como do seu pai, ela conseguiu juntar estas culturas e vivê-las, como ela dizia, construindo o futuro” disse.

Armando Guebuza, que também assinou o livro de condolências e posteriormente acompanhou a cerimónia defende que Chude construiu um “grande legado cultural que será fundamental para acalmar as dores da perda”.

Verónica Macamo, ministra dos Negócios Estrangeiros, reforçou que a vida e obra de Chude são uma inspiração que a sociedade devia aproveitar.

“Naquilo que a Chude dizia, a sua obra para quem tenha assistido é grande e isso pode ajudar-nos a acalmar a dor da nossa perda.”

O secretário Geral da Frelimo, Daniel Chapo representou mais do que os valores culturais. “Estamos a falar de uma cidadã nacionalista e devemos preservar os valores que ela nos deixa, a integridade e a amizade no presente e no futuro”, disse.

Crítica, a ativista Graça Machel lamenta que a Chude não tenha tido tempo para ver o reconhecimento do país pelo seu legado.

“Teria sido melhor se nós como sociedade, como instituição que tivéssemos tratado melhor a Chude em vida, pois há muitas pessoas no país que não sabem quem a Chude foi e penso que teria sido melhor que tivéssemos dado mais carinho a ela ainda em vida.”

Na cerimónia o último adeus a Jennifer Chude Mondlaneparticiparam várias figuras, incluindo representantes do corpo diplomático dos paises onde ela viveu.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos