O País – A verdade como notícia

Pepo de pé quente até no Caldas de Portugal

Os internacionais moçambicanos que estiveram ao serviço dos Mambas na dupla jornada de qualificação ao Mundial de futebol, estiveram em acção este fim-de-semana pelos respectivos clubes. De todos, Pepo foi o mais feliz, ao apontar um golo que ajudou a sua equipa a vencer, enquanto Geny Catamo entrou na segunda parte para ajudar a sua equipa a vencer e manter-se na liderança da liga portuguesa. Há um destaque pela negativa de Witi Quembo, que voltou a perder e está, praticamente, despromovido

O internacional moçambicano Pepo Santos continua de pé na carreira. Depois de ter marcado dois golos ao serviço dos Mambas diante do Uganda, o jogador de 28 anos de idade voltou a dar gosto ao pé, este domingo, ao serviço do Caldas de Portugal.

Pepo apontou o golo que dava o empate à sua equipa, numa altura em que perdia por uma bola sem resposta, e de livre atirou a contar, fazendo o 1-1. A partida terminou com a vitória do Caldas por duas bolas a uma.

Um resultado que coloca o Caldas na terceira posição da terceira divisão, com 16 pontos, a quatro do líder, Académica, volvidas seis jornadas.

Ainda em Portugal, Geny Catamo continua imparável com o “seu” Sporting. O internacional moçambicano entrou na segunda parte do jogo diante do Gil Vicente e foi a tempo de ajudar a equipa a sair com os três pontos, após vitória de 0-3, em partida da 27.ª jornada da liga portuguesa.

Geny esteve ao seu nível na partida, tendo feito três remates, dois deles que levaram algum perigo junto à baliza adversária.

Com o resultado, os “leões” mantém-se na liderança da prova com 65 pontos, mais três que o rival Benfica, na luta pela revalidação do título conquistado ano passado.

Fora de Portugal, concretamente na Espanha, o  Atlético Madrid, do internacional moçambicano Reinildo Mandava, não conseguiu segurar a vitória e acabou empatando a uma bola diante do Espanhol, em partida da 29.ª jornada da LaLiga.

Reinildo foi lançado aos 81 minutos para ajudar a segurar o empate, uma vez que o Atlético tinha marcado na primeira parte e o Espanhol aos 71 minutos. Empate que coloca os Colchoneros no terceiro lugar com 57 pontos.

Já Bruno Langa, na segunda divisão espanhola, jogou 89 minutos na vitória da “sua equipa, o Almería diante do líder Levante, por 1-0, em jogo da 33.ª jornada.

Com o triunfo, a equipa do lateral esquerdo ascende ao quinto lugar com 53 pontos, a seis do líder Levante e ainda luta e sonha com a ascensão à primeira liga espanhola.

Alfonso e Ratifo perdem

Na Bulgária, Alfonso Amade entrou na segunda parte para tentar ajudar a equipa a vencer diante do CSKA Sófia, na partida da 26.ª ronda da I liga local. O Septemvri, com Alfonso Amade a partir do minuto 60, não conseguiu nem evitar a derrota, que chegou aos 90+6 minutos.

Uma derrota que forçou a equipa do trinco moçambicano a cair na tabela classificativa para o 11º lugar com 30 pontos, bem longe dos lugares cimeiros, ainda que já tenha praticamente a manutenção garantida.

Na segunda divisão turca e com Mexer a titular, o Bandirmaspor não foi para além de um empate sem abertura de contagem na visita ao Boluspor, em jogo da 31.ª jornada. A equipa de Mexer continua longe dos lugares cimeiros e que dão acesso à primeira divisão, ocupando a 5ª posição com 51 pontos, a nove do líder Kocaelispor.

Quem saiu derrotado neste fim-de-semana foi Stanley Ratifo, outro jogador que marcou na janela de jogos das selecções. Titular no Chemie Leipzig da IV divisão alemã, região noroeste, Ratifo, perdeu na visita ao VSG Altglienicke por 1-2.

Uma derrota que coloca o Chemie Leipzig numa luta titânica pela permanência, uma vez que caiu uma posição, passando para o 16º lugar com os mesmos 27 pontos.

Na África do Sul, o Kaizer Chiefs, de Edmilson, perdeu na deslocação ao reduto do Golden Arrows, para a vigésima terceira jornada da Liga.

É uma derrota que coloca o Chiefs longe do título, estando neste momento em oitavo com 29 pontos, bem longe do líder e crónico campeão Sundowns e soma 58.

Edmilson fez 90 minutos nessa partida, que teve lugar na tarde de sábado.

Witi afunda e é despromovido

Dos moçambicanos na diáspora e que representaram os Mambas na dupla jornada frente a Uganda e Argélia, destaque pela negativa para a equipa de Witi Quembo, o Al-Uroouba dos Emirados Árabes unidos, que voltou a perder nesta jornada e está, praticamente, despromovido da primeira liga daquele país asiático.

Com este desaire, mais um, o Al-Urooba permanece na cauda da tabela com apenas três pontos, estando matematicamente despromovido.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos