Pelo menos 82 pessoas morreram e 110 ficaram feridas hoje de madrugada devido a um incêndio e explosão num hospital dedicado à COVID-19, no sudeste de Bagdade, segundo uma actualização do ministério do Interior iraquiano, citado pelo Notícias ao Minuto.
Segundo o Notícias ao Minuto, as chamas surgiram num andar do hospital que recebe doentes com necessidade de cuidados intensivos por COVID-19.
O incêndio ocorreu depois da explosão de garrafas de oxigénio “armazenadas sem respeito por condições de segurança” no hospital Ibn al-Khatib, em Bagdade, segundo fontes médicas citadas pela agência AFP.
Muitas vítimas estavam ligadas a ventiladores quando os tanques de oxigénio explodiram, causando um incêndio que rapidamente destruiu os tectos falsos do hospital, feitos de materiais inflamáveis, disseram bombeiros e médicos citados pela AFP.
Nas redes sociais circulam vídeos que mostram bombeiros a tentarem apagar o incêndio, enquanto doentes e familiares procuram escapar do prédio, localizado na periferia sudeste de Bagdade.
Por sua vez, a agência noticiosa estatal iraquiana, a INA, noticiou que o incêndio pode ter sido provocado por um curto-circuito ou pela explosão de botijas de oxigénio em mau estado.