Está confirmado. Pedro Nunes, técnico português que em 2011 levou Moçambique ao histórico quarto lugar no Mundial de hóquei em patins, em San Juan, na Argentina, irá orientar a selecção nacional no Campeonato Africano da modalidade, prova a realizar-se em Angola de 8 a 10 de Março.
O facto foi confirmado hoje ao “O País” pelo presidente da Federação Moçambicana de Patinagem, Nicolau Manjate.
“Posso lhe garantir que chegámos a acordo com Pedro Nunes para treinar a selecção nacional de hóquei em patins no Campeonato Africano. Tivemos várias conversações com o treinador e, porque ele conhece muito bem o grupo de trabalho, foi de certa forma fácil chegar a um acordo com ele. O Pedro Nunes é uma pessoa com conhecimento sobre o hóquei em patins, pelo que cremos que vamos ter uma boa prestação no Campeonato Africano”, disse Nicolau Manjate em contacto telefónico com “O País”.
Nunes vai-se juntar, assim, ao grupo de trabalho no dia 6 de Março, em Luanda, Angola, sendo que o objectivo passa por ocupar o primeiro lugar no “Africano” que dá acesso ao Mundial marcado para 7 a 14 de Julho, em Barcelona, na Espanha.
Moçambique vai discutir o acesso ao Mundial diante de Angola e Egipto, uma vez que a África do Sul desistiu da prova devido a problemas organizacionais.
Estão já qualificadas para o Mundial sete selecções, nomeadamente Espanha, Portugal, Argentina, Itália, França, Chile e Colômbia.
Ao nível interno, a selecção nacional cumpre hoje o último treino em solo pátrio com apenas os atletas locais, sendo que os que evoluem na Europa só serão integrados no palco da competição, ou seja, a 6 de Março.
Estão a trabalhar sob o comando de Pedro Tivane, seleccionador-adjunto, e Pedro Pimentel, director técnico da Federação Moçambicana de Patinagem, os atletas Arnaldo Queiroz, Alfredo Mandlate, Kevin Pimentel Simões, Pedro Pimentel Júnior, Rafael Elias, Rodrigo Xavier, Ivan e Spiros Esculudes, Artur Jorge Mapinguissa, Mário Alcides e Macário Joaquim, Lucas Salvador Cossa, David Severino Tuaibo, Manfrede Calange e Michael Machaúle.
Destes, apenas seis é que seguem viagem para Angola para disputar o Campeonato Africano.
Angolanos destacam valor de Moçambique
O seleccionador nacional de hóquei em patins de Angola, Fernando Fallé, destacou a importância do jogo diante de Moçambique no quadro do Campeonato Africano de hóquei em patins que Angola acolhe de 8 a 10 do corrente em Luanda. Para Fallé, é um jogo para vencer e capitaliza o trabalho do grupo.
"Gostava que a África do Sul viesse. A nossa preparação está a ser feita para ganhar a Moçambique e outros concorrentes. Certo é que o jogo com Moçambique vai ser decisivo", referiu o treinador em entrevista ao Jornal dos Desportos.
Sexta-feira, a pré-selecção angolana de hóquei em patins realizou o primeiro amistoso na Cidadela Desportiva. Fernando Fallé e pupilos escolheram o Petro de Luanda, 5º classificado do último campeonato nacional de Angola, para testar a prontidão segundo a publicação Jornal dos Desportos.
Na quinta-feira, o seleccionador nacional efectuou uma triagem ao grupo e ficou com oito jogadores de campo e dois guarda-redes. Fallé afastou o guarda-redes Beto e os atletas de campo Chiquinho e Pi.
Depois de defrontar o Petro de Luanda, Fallé espera efectuar mais um jogo com algum adversário que ofereça dificuldades à equipa nacional. O treinador realçou a dificuldade de encontrar tal adversário, na medida em que não há qualquer competição em andamento no país.
Amanhã, está prevista a integração de Humberto Mendes "Big" e de Martin Payero, que jogam no campeonato de Espanha, André Centeno e Francisco Veludo (na Itália) e João Pinto (Sporting de Portugal). A próxima sessão de treino da equipa nacional pode contar já com os "europeus" e ser efectuada no palco do campeonato africano.
Pedro Azevedo, vice-presidente da Federação de Patinagem, disse que há questões técnicas a inviabilizar a preparação da selecção nacional naquele recinto, mas "o gestor do pavilhão e o Ministério da Juventude e Desportos comprometeram-se a disponibilizar o pavilhão principal a partir de segunda-feira".
Além de Moçambique, são esperadas as selecções da África do Sul e do Egipto. O Campeonato Africano apura para o Mundial de 7 a 14 de Julho, em Barcelona (Espanha), inserido nos Jogos Mundiais da Patinagem.