O País – A verdade como notícia

PDUNM entrega quatro sistemas de abastecimento de água ao Município de Pemba

O Projecto de Desenvolvimento Urbano do Norte de Moçambique (PDUNM) formalizou a entrega ao Município de Pemba, esta sexta-feira, dos quatro sistemas de abastecimento de água construídos nos bairros Chuíba e Mahate. A cerimónia de entrega foi dirigida pelo governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, e contou com a presença do edil de Pemba, Satar Abdul Gani, e residentes dos bairros abrangidos.

No seu discurso, o governador pediu ao Município para assegurar uma gestão responsável dos empreendimentos e às populações para cuidarem dos sistemas como se fossem sua propriedade.

Por seu turno, o administrador técnico do Fundo de Fomento à Habitação, Sérgio Rafael, sublinhou que os sistemas são o primeiro produto do PDUNM e em breve serão lançados concursos para apuramento de empreiteiros para realizarem intervenções em infraestruturas como estradas, drenagens, escolas, centros de saúde, centros comunitários e iluminação pública nos quatro municípios abrangidos pelo projecto.

Os quatro sistemas foram construídos nos bairros Mahate (dois) e Chuíba (também dois), são suportados por seis furos e vão beneficiar cerca de seis mil pessoas. Cada sistema tem capacidade instalada de 30 mil litros (podendo chegar a 40 mil no futuro), comporta um fontanário público e está projectado para 200 ligações domiciliárias.

Os sistemas ora entregues comportam estruturas resilientes a eventos naturais adversos, como ciclones, tempestades e outros. São igualmente amigos do ambiente, pois utilizam paineis solares, gerando energia limpa, renovável e mais acessível. 

Com estes quatro, totalizam oito os sistemas de abastecimento de água já entregues pelo PDUNM desde o início do projecto. Os primeiros três foram entregues em Nacala e o quarto em Nampula. Em breve serão entregues mais três sistemas em Montepuez (nos bairros Pitimbine, Napai e Nacate) e sete furos em Nacala. 

O PDNUM é um projecto implementado pelo Governo de Moçambique, através do Fundo de Fomento à Habitação (FFH), nos municípios de Nampula, Nacala, Pemba e Montepuez, com o apoio do Banco Mundial.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos