O País – A verdade como notícia

Paulo Oliveira leva Moçambique ao pódio no Rally Dakar

O piloto moçambicano Paulo Oliveira cumpriu com sucesso as 14 voltas do Rally Dakar e levou Moçambique ao pódio, ao terminar a prova na 90ª posição.

Paulo Oliveira vai espalhando o seu perfume no olimpo do desporto motorizado.

Na 45ª edição do Rally Dakar, que terminou este domingo, o nome de Moçambique soou bem alto na mais importante e prestigiada competição do desporto motorizado a nível mundial.

O piloto moçambicano Paulo Oliveira e Miguel Alberty (co-piloto) subiram ao pódio ao terminarem a prova na 90ª posição, entrando desta forma na lista dos 100 primeiros da prova, conhecida pelo seu elevadíssimo grau de dificuldade.

A dupla alcançou o feito inédito ao concluir as 14 etapas da prova, colocando desta feita o nome de Moçambique na elite do desporto motorizado.

“Entrámos para uma pequena elite dos participantes que conseguiram terminar todas as etapas com sucesso, das 14 que estavam em disputa, e assim ganhámos este troféu e conseguimos levar a nossa bandeira ao mais alto nível, nesta competição do Rally Dakar 2023”, disse Paulo Oliveira.

Organizado pela Amaury Sport Organizativos, o Rally Dakar 2023 decorreu de 31 de Dezembro de 2022 a 15 de Janeiro do presente ano, na Arábia Saudita. Ao todo, foram 15 dias de prova, tendo a dupla Paulo e Alberty percorrido um total de 8549 Km (Jaddah a Dammam), dos quais 4706 Km cronometrados.

Oliveira e Alberty participaram na prova de todo-o-terreno ao volante de um carro SSV (Side by Side Vehicle).

Paulo Oliveira é o primeiro piloto moçambicano a participar no Rally Dakar, sendo esta a segunda vez, depois de, na edição de 2022, ter pilotado uma moto. Em 2021, representou o país no Campeonato de Mundo de Bajas todo-o-terreno, onde alcançou a 3ª posição da sua classe.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos