O País – A verdade como notícia

Passageiros já pagam 30 e 50 rands a mais nas viagens de Maputo a RAS

Viajar para África do Sul é mais caro a partir desta segunda-feira. Os passageiros reclamam do aumento e sugerem uma redução de pelo menos 20 ou 40 rands.

Se até o dia 31 de Julho as passagens das viagens de Maputo para a vizinha África do Sul não tinham sido alteradas, há quase dois anos, na manhã desta segunda-feira, o cenário é outro.

Cerca de duas semanas depois de a Associação dos Transportadores Internacionais, que fazem o troço Maputo a África do Sul, ter anunciado um novo preçário para os passageiros, a nova tarifa entrou em vigor na manhã desta segunda-feira.

A medida adoptada pelos transportadores para mitigar os actuais preços dos combustíveis não é recebida com bons olhos pelos passageiros. “Fiz a viagem para cá há três semanas e paguei 400 rands e, agora, disseram-me que são 500 rands. Apesar de não receber de boa-fé, não tenho nada a fazer; uma vez que eles já determinaram, não há como”, disse Cláudia Samuel, logo após saber, no terminal dos transportes internacionais, que teria de pagar valor a mais.

O anúncio acarreta maiores gastos principalmente para Leocádia Pitanhone, que faz tratamento médico na vizinha África do Sul, em Durban.

“A vida, agora, é muito difícil. Desde que o Coronavírus começou, não existe um negócio que corra bem, estamos a sofrer. Agora, vou para o hospital fazer um tratamento, tenho de me esforçar para apanhar dinheiro, porque fiz uma operação aqui e não deu certo. Por isso, preciso de ir à África do Sul para continuar o tratamento”, lamentou Leocádia Pitanhone, que se preparava para viajar para Rutenberg.

Para minimizar os custos, Francisco Sitoe, que veio a Maputo para visitar a família, sugere um novo preço nos transportes internacionais.

“Agora, é muito caro. A última viagem foi boa, paguei 200 rands, mas, agora, são 230 rands. Eles aumentaram 30 rands. Seria bom se tivessem aumentado somente 10 rands”, reclamou Francisco Sitoe, trabalhador na vizinha África do Sul.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos