O País – A verdade como notícia

“Parto” continua a ser difícil na Frelimo

Pelo terceiro dia consecutivo, o partido Frelimo não consegue consensualizar os nomes a serem submetidos à votação no Comité Central. 

No início da tarde deste Domingo, a Comissão Política afixou uma nova lista contendo cinco nomes, mais dois solicitados pelo Comité Central, nomeadamente Esperança Bias, Presidente da Assembleia da República e Francisco Mucanheia, Conselheiro do Presidente da República, que se juntaram aos anteriores três pré-candidatos Roque Silva, Damião José e Daniel Chapo. 

No entanto, o Comité Central nem chegou a reunir-se para validar a proposta porque a mesma terá sido, poucos minutos depois, retirada das “vitrines”. Desconhece-se a razão.

Mas ao que é dito nos bastidores, recorde-se que não circula desde sexta-feira nenhuma informação oficial, é que a mesma não colhe consenso e aparentemente o Comité Central não está disponível nem para pelo menos analisar os novos nomes propostos.

Alguns membros do Comité Central, que de tempos em tempos saem da sala para o exterior a fim de comer alguma coisa e ou desanuviar, vão alertando a imprensa que o dia vai continuar longo e não há capacidade de haver consensos entre as propostas que estão a ser apresentadas pela Comissão Política e aquilo que é a expectativa do Comité Central. 

E, até agora, está a ser difícil imaginar o possível desfecho da Primeira Sessão Extraordinária do Comité Central da Frelimo, que foi convocada para apenas um dia e com um único ponto na agenda que é a eleição do candidato para as eleições presidenciais de 9 de Outubro próximo. 

Recorde-se que se entrou para esta sessão com nomes como José Pacheco, Celso Correia, Basílio Monteiro, Aires Ali, António Hama Thay, Eduardo Mulémbwè, Samora Machel Júnior, Luísa Diogo e Amélia Muendane a serem apontados como possíveis candidatos e que, supostamente, já tinham gabinetes eleitorais activos, mas surpreendentemente nenhum deles teve seu nome a constar da proposta apresentada pela Comissão Política, o que poderá justificar o impasse, uma vez que, apesar de ter aceite adicionar mais dois nomes à corrida, depois de dois dias seguidos de acesos debates, nenhum dos acima mencionados foi tido e ou achado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos