O cabeça-de-lista da Renamo em Quelimane pede a reversão de serviços básicos de saúde e educação para a gestão municipal. A Frelimo prometeu melhorar o saneamento do meio, mais água e iluminação pública. O MDM prometeu reabilitar todas as estradas da cidade, construir pontes e comprar mais autocarros para os munícipes.
Os três principais partidos que concorrem à governação do Município de Quelimane concentraram, ontem, as duas agendas em diferentes mercados da capital provincial da Zambézia .
O cabeça-de-lista da Renamo recebeu, primeiro, na sede distrital do seu partido, o manifesto eleitoral de criança de Quelimane que esperavam ser incluídas na próxima governação municipal, caso seja eleito.
Dentre as várias preocupações das crianças, o destaque vai para a melhoria de serviços de saúde e educação.
“Nós já pedimos para descentralizarem os serviços primários de saúde e educação. O Governo da Frelimo está a nega cumprir um processo que é legal à luz do decreto de 2006. Não quer porque sabe que vai perder o controlo sobre os professores que têm sido usados para roubar votos”, acusou Manuel de Araújo, cabeça-de-lista da Renamo em Quelimane.
Depois disto, Manuel de Araújo seguiu para o mercado Aquima, onde prometeu melhoria de condições da infra-estrutura.
“Queremos colocar uma creche para que as mães vendedeiras coloquem os seus filhos a serem cuidados enquanto elas (as mães) estão a trabalhar. Nós recebemos ajuda dos nossos irmãos de Portugal. São dois contentores que têm os produtos que são para vocês que sofreram com o ciclone Freddy. Quando o meu primo vier aqui (no mercado Aquima), perguntam-lhe porquê Nyusi e Maleiane não querem libertar os vossos produtos”, disse Manuel de Araújo.
O cabeça-de-lista da Frelimo escolheu o mercado Brandão para convencer o eleitorado que o seu partido é a opção certa para governar Quelimane e explicou porquê.
“Nós queremos melhorar as condições de saneamento, dar estradas de qualidade, água e teremos fundo para apoiar as mães e pais vendedores a crescerem no negócio”, prometeu Lourenço Gani, cabeça-de-lista da Frelimo em Quelimane.
Caso seja eleito, Gani promete que será um edil presente. “Eu serei o presidente que, se for para sair, será para ir buscar soluções fora do país para desenvolver o nosso município e melhorar a vida dos munícipes”, assegurou Lourenço Gani.
O cabeça-de-lista do MDM para a cidade de Quelimane esteve no mercado, onde partilhou o plano que tem para o município caso o seu partido vença as eleições de 11 de Outubro.
“Nós vamos trazer sistemas de abastecimento de água para os bairros; queremos comprar autocarros para transporte de passageiros em todos os bairros e reabilitar todas as estradas. Isto faremos seis meses depois de sermos eleitos. Vamos comprar 12 camiões. O orçamento já está garantido”, prometeu Bruno Dramusse, cabeça-de-lista do MDM em Quelimane.