Uma das principais atracções turísticas de Moçambique são as áreas de conservação ambiental. Actualmente, cobrem cerca de 25% da superfície total do país, e compreendem parques e reservas, que para além de protegerem a biodiversidade e os ecossistemas frágeis, protegem as espécies animais e vegetação.
O Parque Nacional das Quirimbas, um dos maiores parques do país e do mundo, localiza-se na província de Cabo Delgado a norte de Moçambique. É uma das principais referências no que se refere ao turismo e conservação da biodiversidade. E na conferência internacional do turismo baseado na natureza consta como uma das áreas de conservação de Moçambique, uma oportunidade para garantir investimentos naquela região.
O Parque ocupa uma área de 7.500 km2, abrangendo ecossistemas marinho e terrestre. As principais espécies protegidas incluem grandes mamíferos, tanto terrestres, como marinhos. A sua área costeira possui 11 das ilhas mais a sul do Arquipélago das Quirimbas que formam uma linha quase contínua, sendo separadas por canais estreitos, extensões de terra e baías.
O Parque Nacional das Quirimbas dispõe de um forte potencial, em termos de biodiversidade e de turismo, nomeadamente sobre a parte costeira que tem o papel motor para o desenvolvimento económico do conjunto da zona. O parque é composto por águas límpidas e com uma temperatura amena, proporcionando condições para o mergulho.
O seu importante património histórico permitiu ao governo submeter à candidatura a UNESCO para que aquele local fosse transformado em reserva da biosfera.