Membros do Parlamento Europeu vão visitar Moçambique próxima semana para avaliar a missão da União Europeia que forma as tropas nacionais que combatem o terrorismo na região norte. A visita vai decorrer de domingo a quarta-feira.
A comitiva, segundo um comunicado de impressa ao qual o “O País” teve acesso, visa avaliar o trabalho que está a ser feito pela Missão de Formação da UE em Moçambique e reforçar a cooperação entre o bloco europeu e o país em matérias de segurança e defesa.
A Missão de Formação da UE em Moçambique está a capacitar as Forças Armadas de Defesa de Moçambique, em matérias de treinamento militar, proteção de civis, cumprimento do direito internacional humanitário e direitos humanos.
A delegação é presidida pela presidente da subcomissão, a francesa Nathalie Loiseau, e integra seis eurodeputados.
O Parlamento Europeu recorda que, no âmbito do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, “a UE concordou na semana passada em apoiar a missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a Moçambique (SAMIM) com 15 milhões de euros, fornecendo a componente militar da SAMIM com fortificações de campo e contentores de armazenamento, equipamento médico, veículos e barcos, bem como dispositivos tecnológicos”.
A visita ocorre pouco depois da deslocação a Moçambique do Alto Representante da UE para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, que, em 9 de Setembro, entregou em Maputo a primeira tranche de equipamento militar não letal para tropas moçambicanas treinadas pela UE para combater em Cabo Delgado.