O País – A verdade como notícia

Parlamento do Peru rejeita moção de destituição da Presidente

O parlamento peruano rejeitou, hoje, uma moção de destituição por “incapacidade moral” contra a Presidente Dina Boluarte, apresentada depois da violenta repressão das recentes manifestações contra o Governo que deixaram cerca de 50 mortos.

Segundo o Notícias ao Minuto, apenas 37 deputados votaram a favor, quando eram necessários um mínimo de 50 votos para a moção passar.

A iniciativa foi de deputados de esquerda ligados ao ex-presidente Pedro Castillo, demitido por “incapacidade moral” e preso em Dezembro, acusado de tentar um golpe de Estado ao querer dissolver o Parlamento, quando este se preparava para o afastar do poder.

A queda de Pedro Castillo e a sua substituição pela ex-vice-presidente, Dina Boluarte, provocaram uma onda de protestos violentos e duramente reprimidos em todo o país.

No dia 10 de Janeiro, o Ministério Público abriu um inquérito contra Boluarte, vários ministros e ex-ministros do seu Governo, por alegados crimes de “genocídio, homicídio qualificado e lesões graves” durante as operações policiais para travar os protestos, escreve o Notícias ao Minuto.

A Amnistia Internacional acusou o Governo peruano de cometer graves violações dos direitos humanos na repressão aos protestos e as autoridades de agirem “com um acentuado viés racista, visando populações historicamente discriminadas”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos